SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.03 número02A rede nacional de formação continuada de professores, o pró-letramento e os modos de “formar” os professoresIndicadores de negociação na elaboração de propostas educacionais no ensino-aprendizagem de física índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

FRESCHI, Márcio. As percepções docentes sobre a dimensão metodológica no processo ensino-aprendizagemTeacher’s perceptions on the methodological dimensions of the teaching-learning process. Práxis Educativa [online]. 2008, vol.03, n.02, pp.149-157. ISSN 1809-4309.

Resumo Neste artigo analisam-se depoimentos de professores de Ciências e Matemática - alunos de um Curso de Mestrado em Educação em Ciências e Matemática - os quais participaram de uma pesquisa que teve por objetivo identificar os princípios que fundamentam a ação docente em atividades de sala de aula. Para a identificação desses princípios foi procedida a análise de textos escritos pelos professores-sujeitos da pesquisa, nos quais apresentavam respostas a questões sobre sua prática pedagógica. Dentre as várias constatações propiciadas pela pesquisa, destaca-se a de que é necessário diversificar os procedimentos metodológicos usados em sala de aula, contextualizando o objeto de estudo, partindo dos conhecimentos prévios dos alunos e oportunizando a eles a construção de conhecimentos cada vez mais complexos, que contribuam para a formação de cidadãos críticos.

Palavras-chave : Ensino-Aprendizagem; Metodologia de Ensino; Princípios Metodológicos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )