SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.03 issue02As percepções docentes sobre a dimensão metodológica no processo ensino-aprendizagemA look at History-teaching practices based on a narrative approach author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

SUTIL, Noemi; VENTURA, Paulo Cezar Santos  and  MION, Rejane Aurora. Indicadores de negociação na elaboração de propostas educacionais no ensino-aprendizagem de físicaIndicators of negotiation in the process of formulation of educational plans in the teaching-learning of physics. Práxis Educativa [online]. 2008, vol.03, n.02, pp.159-168. ISSN 1809-4309.

Resumo Neste artigo apresentam-se análises e discussões sobre indicadores de negociação na elaboração de propostas educacionais em Física, a partir de dados coletados em pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado), da Universidade Estadual de Ponta Grossa. A concepção de pesquisa utilizada foi a investigação educacional de perspectiva emancipatória, em abordagem etnográfica. Os dados foram constituídos por registros escritos em “diário de campo”, transcrições de gravações em áudio e trabalhos escritos elaborados pelos alunos de graduação, e foram analisados conforme roteiro e análise de negociações. Explicitam-se, no decorrer do texto, aspectos da análise de negociações efetuada na referida pesquisa - abordagem, dimensões, indicadores, elementos (epistemológicos e sociológicos) e fases. Os indicadores de negociação são destacados na identificação de recortes de análise desencadeadores desse processo analítico.

Keywords : Formação de Professores de Física; Negociações; Indicadores de Negociação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )