SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.03 número02As percepções docentes sobre a dimensão metodológica no processo ensino-aprendizagemUna mirada a las prácticas de enseñanza de la historia desde el enfoque narrativo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

SUTIL, Noemi; VENTURA, Paulo Cezar Santos  y  MION, Rejane Aurora. Indicadores de negociação na elaboração de propostas educacionais no ensino-aprendizagem de físicaIndicators of negotiation in the process of formulation of educational plans in the teaching-learning of physics. Práxis Educativa [online]. 2008, vol.03, n.02, pp.159-168. ISSN 1809-4309.

Resumo Neste artigo apresentam-se análises e discussões sobre indicadores de negociação na elaboração de propostas educacionais em Física, a partir de dados coletados em pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado), da Universidade Estadual de Ponta Grossa. A concepção de pesquisa utilizada foi a investigação educacional de perspectiva emancipatória, em abordagem etnográfica. Os dados foram constituídos por registros escritos em “diário de campo”, transcrições de gravações em áudio e trabalhos escritos elaborados pelos alunos de graduação, e foram analisados conforme roteiro e análise de negociações. Explicitam-se, no decorrer do texto, aspectos da análise de negociações efetuada na referida pesquisa - abordagem, dimensões, indicadores, elementos (epistemológicos e sociológicos) e fases. Os indicadores de negociação são destacados na identificação de recortes de análise desencadeadores desse processo analítico.

Palabras clave : Formação de Professores de Física; Negociações; Indicadores de Negociação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )