SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.03 número02Indicadores de negociação na elaboração de propostas educacionais no ensino-aprendizagem de físicaProjetos de educação não-formal na cidade de Ponta Grossa - PR: análise de currículos e práticas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

CUESTA, Virginia. Una mirada a las prácticas de enseñanza de la historia desde el enfoque narrativo. Práxis Educativa [online]. 2008, vol.03, n.02, pp.169-187. ISSN 1809-4309.

Resumo Um olhar sobre as práticas do ensino de história numa perspectiva narrativa Este artigo demonstra o impacto de um enfoque didático fundamentado no ensino de História a partir do uso de relatos e a imaginação histórica. Esta pesquisa esteve marcada por uma perspectiva multidisciplinar que combinou as contribuições da crítica literária, da história da leitura, os estudos sobre a narrativa e a sociologia da cultura. A pesquisa centrou-se no espaço específico que é a escola, a aula, lugar onde a maioria dos sujeitos insere-se na cultura escrita e na aprendizagem das disciplinas. Numa perspectiva metodológica, foram articulados certos princípios da etnografia escolar e algumas das suas técnicas de levantamento de dados e da observação participante, os registros de classe e as entrevistas. As principais fontes de dados foram os próprios trabalhos escritos dos alunos que participaram da nossa experiência didática.

Palabras clave : Ensino de História; Narrativa; Etnografia.

        · resumen en Inglés | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )