SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.03 issue02A look at History-teaching practices based on a narrative approach author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

PAULA, Ercília Maria Angeli Teixeira de  and  SANTA CLARA, Cristiane Aparecida Woytichoski de. Projetos de educação não-formal na cidade de Ponta Grossa - PR: análise de currículos e práticas. Práxis Educativa [online]. 2008, vol.03, n.02, pp.183-189. ISSN 1809-4309.

Resumo O artigo apresenta um estudo sobre a Educação Não-Formal na cidade de Ponta Grossa - PR. O objetivo da pesquisa foi descrever e analisar o currículo de três projetos de Educação Não-Formal. Os dados foram coletados por meio de entrevistas e questionários aplicados aos responsáveis pelos projetos investigados e aos professores neles envolvidos. Constatou-se que os projetos possuíam uma flexibilização curricular e utilizavam metodologias inovadoras, que visavam a uma nova forma de aprender através de eixos temáticos voltados para a cidadania. Concluiu-se que a função dos projetos de Educação Não-Formal não é reproduzir as mesmas atividades da escola formal, mas auxiliar a construção da cidadania dos participantes através do acesso à cultura, à arte, ao lazer e à informação

Keywords : Educação Não-Formal; Currículo; Crianças e Adolescentes.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )