SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.03 número02Una mirada a las prácticas de enseñanza de la historia desde el enfoque narrativo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

PAULA, Ercília Maria Angeli Teixeira de  y  SANTA CLARA, Cristiane Aparecida Woytichoski de. Projetos de educação não-formal na cidade de Ponta Grossa - PR: análise de currículos e práticas. Práxis Educativa [online]. 2008, vol.03, n.02, pp.183-189. ISSN 1809-4309.

Resumo O artigo apresenta um estudo sobre a Educação Não-Formal na cidade de Ponta Grossa - PR. O objetivo da pesquisa foi descrever e analisar o currículo de três projetos de Educação Não-Formal. Os dados foram coletados por meio de entrevistas e questionários aplicados aos responsáveis pelos projetos investigados e aos professores neles envolvidos. Constatou-se que os projetos possuíam uma flexibilização curricular e utilizavam metodologias inovadoras, que visavam a uma nova forma de aprender através de eixos temáticos voltados para a cidadania. Concluiu-se que a função dos projetos de Educação Não-Formal não é reproduzir as mesmas atividades da escola formal, mas auxiliar a construção da cidadania dos participantes através do acesso à cultura, à arte, ao lazer e à informação

Palabras clave : Educação Não-Formal; Currículo; Crianças e Adolescentes.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )