SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.04 issue01Saberes, conhecimentos e as pedagogias das perguntas e das respostas: atualidade de antigos conflitosA educação das crianças pequenas como estratégia para a contenção da pobreza: análise de iniciativas dos organismos internacionais em curso na América Latina author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

MARTINS, André Silva. Educação básica no século XXI: o projeto do organismo “Todos pela Educação”. Práxis Educativa [online]. 2009, vol.04, n.01, pp.21-28. ISSN 1809-4309.

Analisa-se, no presente trabalho, o organismo denominado “Todos pela Educação”, sob o prisma das relações de hegemonia e suas propostas para a Educação Básica. De modo especial, examina-se o papel dessa entidade na atual configuração da sociedade civil brasileira, bem como sua inserção no movimento político-empresarial em curso no país na atualidade, procurando indicar o significado de suas proposições para a educação das massas no Brasil. O referencial teórico-metodológico é fundamentado no pensamento gramsciano. O estudo conclui que o fortalecimento político do organismo “Todos Pela Educação” representa um desafio para se pensar criticamente a educação da classe trabalhadora e os fundamentos das políticas educacionais no Brasil de hoje.

Keywords : Basic Education; Hegemony; Businessmen.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )