SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.04 número01Saberes, conhecimentos e as pedagogias das perguntas e das respostas: atualidade de antigos conflitosA educação das crianças pequenas como estratégia para a contenção da pobreza: análise de iniciativas dos organismos internacionais em curso na América Latina índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

MARTINS, André Silva. Educação básica no século XXI: o projeto do organismo “Todos pela Educação”. Práxis Educativa [online]. 2009, vol.04, n.01, pp.21-28. ISSN 1809-4309.

Analisa-se, no presente trabalho, o organismo denominado “Todos pela Educação”, sob o prisma das relações de hegemonia e suas propostas para a Educação Básica. De modo especial, examina-se o papel dessa entidade na atual configuração da sociedade civil brasileira, bem como sua inserção no movimento político-empresarial em curso no país na atualidade, procurando indicar o significado de suas proposições para a educação das massas no Brasil. O referencial teórico-metodológico é fundamentado no pensamento gramsciano. O estudo conclui que o fortalecimento político do organismo “Todos Pela Educação” representa um desafio para se pensar criticamente a educação da classe trabalhadora e os fundamentos das políticas educacionais no Brasil de hoje.

Palabras clave : Basic Education; Hegemony; Businessmen.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )