SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.04 número01La reforma Universitaria de Córdoba de 1918: una mirada histórica de la relación entre intelectuales, universidad y política en la ArgentinaReflexões sobre letramento crítico para a docência em matemática em cursos de formação de professores índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

MCGARVEY, Brian; MARRIOTT, Stuart; MORGAN, Valerie  y  ABBOTT, Lesley. Planejando para a diferenciação: a experiência de professores de escolas primárias da Irlanda do Norte. Práxis Educativa [online]. 2009, vol.04, n.01, pp.63-72. ISSN 1809-4309.

Este artigo descreve como um grupo de professores de escolas primárias da Irlanda do Norte planejava um currículo diferenciado e em que medida os coordenadores pedagógicos ofereciam orientações para o planejamento diferenciado do ensino de Inglês, Matemática e Ciências. Foram coletados dados sobre as visões de diretores, coordenadores pedagógicos e professores sobre a maneira como o planejamento elaborado é posto em prática nas salas de aula junto a alunos com maior e menor nível de desempenho, tanto em atividades de sala de aula quanto nas tarefas de casa. O grupo de apoio curricular descreveu o quanto ainda falta para os professores conseguirem aplicar os princípios da diferenciação, incluindo a progressão e a continuidade. Os resultados mostraram que, embora muitos professores tenham dito que compreendem o significado de diferenciação moderadamente bem, eles necessitavam de ajuda para implementar esquemas de trabalho e proporcionar o atendimento dos diferentes níveis de aprendizagem e de desempenho dos alunos.

Palabras clave : Classes Heterogêneas; Diferenciação; Ensino Fundamental.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )