SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.04 número01Reflexões sobre letramento crítico para a docência em matemática em cursos de formação de professoresJogo, cultura e imaginação: aproximações histórico-culturais índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

FERREIRA, Susana da Costa. Professores e professoras nos filmes, história e papéis sociais. Práxis Educativa [online]. 2009, vol.04, n.01, pp.85-96. ISSN 1809-4309.

O artigo analisa quatro filmes norte-americanos sobre professores, produzidos entre 1950 e 1970, destacando os papéis masculinos e femininos dos mestres. Além da análise fílmica, a pesquisa envolveu o histórico do contexto e do currículo acadêmico dos períodos, os referenciais específicos de cada filme (peças, romances, biografias que deram origem às produções), roteiros, pesquisa em locadoras e contato com colecionadores. Os resultados permitiram acompanhar o declínio da autoridade hierárquica dos professores, assim como apontar algumas ambiguidades na representação de modelos femininos e masculinos adequados às intencionalidades político-ideológicas de cada período histórico.

Palabras clave : Cinema; Papéis Sociais; Professores.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )