SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.04 issue01Professores e professoras nos filmes, história e papéis sociais author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

ALVES, Álvaro Marcel Palomo. Jogo, cultura e imaginação: aproximações histórico-culturais. Práxis Educativa [online]. 2009, vol.04, n.01, pp.97-105. ISSN 1809-4309.

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada em Morretes (PR) com o objetivo de investigar a constituição da subjetividade de crianças pré-escolares através da observação de seus jogos e brincadeiras. Os jogos e brincadeiras foram observados, filmados e em seguida analisados à luz da Psicologia Histórico-Cultural. Concluiu-se que a cultura lúdica das crianças pesquisadas é atravessada por diferentes universos e signos, como os jogos tradicionais, a televisão e os jogos educativos. Ressalta-se o caráter ativo das crianças como produtoras de cultura, como atores sociais que, através da imaginação, combinam diferentes elementos histórico-culturais transmitidos pela sociedade.

Keywords : Jogos; Pré-Escola; Abordagem Histórico-Cultural.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )