SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.04 número02Implicações do processo de reestruturação produtiva no Brasil para os trabalhadores e a educação: algumas considerações índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

FERREIRA, Márcia dos Santos. A utilização do conhecimento científico: uma discussão sobre as pesquisas educacionais e a formulação de políticas. Práxis Educativa [online]. 2009, vol.04, n.02, pp.123-130. ISSN 1809-4309.

Este artigo apresenta uma discussão sobre duas concepções de pesquisa orientada para a formulação de políticas: as policy sciences e a educação baseada em evidências. Consideram-se tanto as repercussões dessas propostas no campo educacional como um todo quanto suas repercussões no campo educacional brasileiro, procurando-se enfatizar as características próprias assumidas pela pesquisas educacionais que se iniciaram no Brasil nos anos 1950 e 1990. Essa comparação entre as repercussões internacionais e locais das policy sciences e da educação baseada em evidências sugere algumas reflexões sobre a produção e o uso do conhecimento científico, cujo propósito é contribuir para as discussões sobre a o impacto social do trabalho dos pesquisadores da educação no Brasil.

Palabras clave : Pesquisa Educacional; Policy Sciences; Evidências.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )