SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.04 número02A utilização do conhecimento científico: uma discussão sobre as pesquisas educacionais e a formulação de políticasA política de oferta educacional no Estado do Paraná (2001-2006) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

HOTZ, Karina Griggio  y  ZANARDINI, Isaura Monica Souza. Implicações do processo de reestruturação produtiva no Brasil para os trabalhadores e a educação: algumas considerações. Práxis Educativa [online]. 2009, vol.04, n.02, pp.131-138. ISSN 1809-4309.

Este artigo apresenta reflexões sobre o perfil de trabalhador requerido pelas atuais formas de produção, considerando as peculiaridades do processo de reestruturação produtiva desencadeado no Brasil nos anos 1990. Esse processo tem trazido implicações para as diferentes organizações sociais, em particular para o Estado e as instituições a ele articuladas, dentre elas a escola. A análise de fontes primárias e secundárias relacionadas à reforma da educação básica implementada nessa mesma década revela a valorização de características laborais como a flexibilidade e a capacidade de adaptação. O artigo apresenta reflexões sobre a retórica utilizada para justificar a referida reforma, evidenciando sua ideologia e as ações executadas pelo Estado brasileiro na direção de contribuir com a readequação ao processo de reestruturação produtiva.

Palabras clave : Reestruturação Produtiva; Trabalho e Educação; Educação Básica.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )