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Práxis Educativa

versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

MAIA, Graziela Zambão Abdian  e  CAMILLO, Cláudia Vieira. Ensino fundamental de nove anos: um estudo da percepção das equipes de direção de escolas públicas de um município do Estado de São Paulo. Práxis Educativa [online]. 2009, vol.04, n.02, pp.149-157. ISSN 1809-4309.

O presente artigo apresenta uma análise da percepção das equipes de direção das escolas municipais de um município do interior paulista a respeito do processo de concretização do Ensino Fundamental de nove anos. A pesquisa foi realizada envolveu a análise de entrevistas semi-estruturadas com o dirigente municipal e com os diretores e vice-diretores das escolas envolvidas; a análise da legislação nacional e estadual e a identificação das principais diretrizes propostas pelos profissionais do município e das dificuldades e êxitos vivenciados pelas escolas municipais. Entre os resultados, destaca-se a percepção positiva dos integrantes da organização escolar em relação à política educacional traçada, sendo que os maiores problemas evidenciados concentraram-se em questões mais operacionais e técnicas do que de opção política.

Palavras-chave : Organização Escolar; Ensino Fundamental; Gestão Escolar.

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