Práxis Educativa
On-line version ISSN 1809-4309
Abstract
TELLO, César and GOROSTIAGA, Jorge M.. El enfoque de la cartografía social para el análisis de debates sobre políticas educativas. Práxis Educativa [online]. 2009, vol.04, n.02, pp.159-168. ISSN 1809-4309.
O enfoque da Cartografia Social para a análise de debates sobre políticas educacionais Este artigo descreve as principais características do enfoque da cartografia social para o estudo e análise das políticas educacionais. Uma das questões centrais da cartografia social é que ela permite visualizar - e eventualmente integrar - diferentes perspectivas que conceitualizam o fenômeno e verificar como essas perspectivas se integram ou se inter-relacionam. A cartografia social como enfoque tem seu potencial para a análise das políticas educacionais na busca de implicações da multiplicidade de discursos ou perspectivas discursivas, assim como sua inter-relação, constituindo-se como uma ferramenta de análise sumamente valiosa que pode ser combinada com outros métodos e técnicas para o estudo crítico de diversos problemas educacionais.
Keywords : Cartografia Social; Pesquisa; Políticas Educacionais.