SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.04 número02Ensino fundamental de nove anos: um estudo da percepção das equipes de direção de escolas públicas de um município do Estado de São PauloEscolarização de pessoas surdas na escola regular: explorando aspectos da comunicação na inclusão escolar índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

TELLO, César  y  GOROSTIAGA, Jorge M.. El enfoque de la cartografía social para el análisis de debates sobre políticas educativas. Práxis Educativa [online]. 2009, vol.04, n.02, pp.159-168. ISSN 1809-4309.

O enfoque da Cartografia Social para a análise de debates sobre políticas educacionais Este artigo descreve as principais características do enfoque da cartografia social para o estudo e análise das políticas educacionais. Uma das questões centrais da cartografia social é que ela permite visualizar - e eventualmente integrar - diferentes perspectivas que conceitualizam o fenômeno e verificar como essas perspectivas se integram ou se inter-relacionam. A cartografia social como enfoque tem seu potencial para a análise das políticas educacionais na busca de implicações da multiplicidade de discursos ou perspectivas discursivas, assim como sua inter-relação, constituindo-se como uma ferramenta de análise sumamente valiosa que pode ser combinada com outros métodos e técnicas para o estudo crítico de diversos problemas educacionais.

Palabras clave : Cartografia Social; Pesquisa; Políticas Educacionais.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )