SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.04 número02El enfoque de la cartografía social para el análisis de debates sobre políticas educativasFilmes sobre surdos: que representações de surdos e de língua de sinais eles trazem? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

CRUZ, Gilmar de Carvalho; ASPILICUETA, Patrícia  y  LEITE, Carla Delani. Escolarização de pessoas surdas na escola regular: explorando aspectos da comunicação na inclusão escolar. Práxis Educativa [online]. 2009, vol.04, n.02, pp.169-176. ISSN 1809-4309.

O artigo discute a questão da comunicação no processo de inclusão de surdos na escola regular. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com membros ouvintes de uma escola referência para inclusão de surdos em uma cidade do Estado do Paraná. A pesquisa evidenciou que a comunicação com as pessoas surdas ainda se caracteriza mais pelo bloqueio de comunicação do que por uma comunicação efetiva. Concluiu-se que assumir a Língua Brasileira de Sinais como a primeira língua de pessoas surdas é um passo importante para que as condições de educação escolarizada dessas pessoas sejam aprimoradas.

Palabras clave : Escola; Inclusão; Surdez.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )