SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.04 número02Escolarização de pessoas surdas na escola regular: explorando aspectos da comunicação na inclusão escolarEducação e arte: dilemas da prática que a história pode explicar índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

SILVEIRA, Carolina Hessel. Filmes sobre surdos: que representações de surdos e de língua de sinais eles trazem?. Práxis Educativa [online]. 2009, vol.04, n.02, pp.177-184. ISSN 1809-4309.

Este artigo apresenta uma análise de dois filmes que tematizam a surdez e que não foram até o presente investigados no espaço acadêmico brasileiro. Trata-se de O Martírio do Silêncio (Mandy, 1952) e de Palavras do Silêncio (After The Silence, 1996). A análise fundamenta-se nos Estudos Culturais e nos Estudos Surdos, especialmente nos conceitos de pedagogias culturais, cultura surda, identidades surdas, língua de sinais, bem como na análise de outros filmes sobre surdos, realizada por Thoma (2004). Ambos os filmes pertencem ao gênero drama e buscou-se analisar a forma como os personagens surdos são representados, destacando-se algumas cenas em que a problemática surdo x sociedade ouvinte é mostrada. No desfecho desses filmes, as personagens surdas conseguem oralizar. A partir disso, pode-se perguntar qual é o resultado pedagógico de tais filmes, ao mostrarem a oralização como uma conquista após o uso de Língua de Sinais. Assim, representações de surdos, educação de surdos e língua de sinais estão presentes em ambos os filmes, ainda que haja diferenças de abordagem entre eles.

Palabras clave : Filmes; Educação de Surdos; Língua de Sinais.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )