SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.05 número01Educação ambiental e multiculturalismo: reflexões para a formação de educadoresUm desafio à construção de novos saberes e novas práticas no trabalho docente: a formação de professores para a educação profissional de jovens e adultos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

PEREIRA, Liandra  y  BEHRENS, Marilda Aparecida. Desenvolvimento docente no ensino superior: visibilidade e atuação profissional. Práxis Educativa [online]. 2010, vol.05, n.01, pp.39-46. ISSN 1809-4309.

O presente texto apresenta reflexões e aprofundamentos de estudos realizados no grupo PEFOP (Paradigmas Educacionais e Formação de Professores) sobre a atuação do professor na educação superior. No processo investigativo abordou-se o complexo cenário da profissão docente e os desafios impostos no cotidiano da atuação na universidade. Buscou-se especificar alguns indicadores apontados pelos alunos para qualificar a docência, os quais interferem na avaliação da performance dos professores. Outro aspecto levantado na pesquisa refere-se ao enfrentamento por parte dos docentes das exigências de avaliações institucionais com índices métricos e indicadores que geram preocupações. Numa abordagem qualitativa realizou-se uma pesquisa de campo junto aos 89 alunos de uma universidade comunitária por meio de um questionário semiaberto.

Palabras clave : Docência Universitária; Atuação Profissional; Perfil Docente.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )