SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.05 número01Desenvolvimento docente no ensino superior: visibilidade e atuação profissionalHistória da arte e desenvolvimento do pensamento estético da criança: uma aprendizagem significativa índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

FARTES, Vera Lúcia Bueno  y  GONCALVES, Maria de Cássia Passos B.. Um desafio à construção de novos saberes e novas práticas no trabalho docente: a formação de professores para a educação profissional de jovens e adultos. Práxis Educativa [online]. 2010, vol.05, n.01, pp.47-56. ISSN 1809-4309.

Este artigo resulta de pesquisa sobre o “Programa de Formação de Professores para a Educação Profissional de Jovens e Adultos”, cujo objetivo foi compreender a concepção pedagógica do programa e a articulação entre os saberes teóricos e os saberes da prática docente, bem como verificar a concepção de trabalho docente implícita no projeto do curso, o qual foi levado a efeito no Instituto Federal da Bahia (antigo CEFET-BA). O método qualitativo e a análise documental estruturaram os trabalhos empíricos. Embora o curso tenha uma proposta multidisciplinar e de valorização dos saberes docentes, na prática tais propósitos não foram satisfatoriamente realizados: os componentes curriculares estão organizados de modo linear e hierárquico e a pretendida articulação dos saberes teóricos com os saberes da experiência dos docentes que participaram do curso não foi alcançada.

Palabras clave : Saberes; Trabalho Docente; Educação; Jovens e Adultos.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )