SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.05 número01Um desafio à construção de novos saberes e novas práticas no trabalho docente: a formação de professores para a educação profissional de jovens e adultosLa invención de lo educativo en la Argentina (o de cómo la historia escolar transformo, progresivamente lo social hasta convertirlo en un recorte de sujetos victimizados) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

NUNES, Ana Luiza Ruschel. História da arte e desenvolvimento do pensamento estético da criança: uma aprendizagem significativa. Práxis Educativa [online]. 2010, vol.05, n.01, pp.57-68. ISSN 1809-4309.

Este artigo relata os resultados de uma pesquisa sobre o desenvolvimento do pensamento estético da criança. A pesquisa procurou responder às seguintes questões: quais conhecimentos de História da Arte os alunos do Curso de Pedagogia e os professores dos anos iniciais possuem? Como a História da Arte poderia ser trabalhada com os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental? Essas questões tomaram como ponto de partida a realidade do saber simbólico-cultural e artístico do contexto cotidiano vivido pelo aluno, para o conhecimento correlato da História da Arte como um saber escolar significativo para os sujeitos da pesquisa, ou seja, estudantes de pedagogia, professores do Ensino Fundamental e em especial para os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.

Palavras-chave : História da Arte; Formação de Professores; Aprendizagem Significativa.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )