Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Práxis Educativa
versão On-line ISSN 1809-4309
Resumo
NUNES, Ana Luiza Ruschel. História da arte e desenvolvimento do pensamento estético da criança: uma aprendizagem significativa. Práxis Educativa [online]. 2010, vol.05, n.01, pp.57-68. ISSN 1809-4309.
Este artigo relata os resultados de uma pesquisa sobre o desenvolvimento do pensamento estético da criança. A pesquisa procurou responder às seguintes questões: quais conhecimentos de História da Arte os alunos do Curso de Pedagogia e os professores dos anos iniciais possuem? Como a História da Arte poderia ser trabalhada com os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental? Essas questões tomaram como ponto de partida a realidade do saber simbólico-cultural e artístico do contexto cotidiano vivido pelo aluno, para o conhecimento correlato da História da Arte como um saber escolar significativo para os sujeitos da pesquisa, ou seja, estudantes de pedagogia, professores do Ensino Fundamental e em especial para os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.
Palavras-chave : História da Arte; Formação de Professores; Aprendizagem Significativa.