SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.05 número01História da arte e desenvolvimento do pensamento estético da criança: uma aprendizagem significativaEducação e produção do conhecimento na realidade social: uma análise a partir do materialismo histórico-dialético índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

FINOCCHIO, Silvia. La invención de lo educativo en la Argentina (o de cómo la historia escolar transformo, progresivamente lo social hasta convertirlo en un recorte de sujetos victimizados). Práxis Educativa [online]. 2010, vol.05, n.01, pp.69-77. ISSN 1809-4309.

O artigo apresenta algumas reflexões provenientes de uma leitura sobre a história da educação da Argentina a partir da imprensa educativa. Argumenta-se sobre os modos de invenção do social por parte da educação que vão desde os sentidos associados ao civilizatório e nacional até sua reconfiguração quase completa como um corpus de sujeitos vitimizados. Para isso, focaliza-se a análise da transformação dos ordenamentos discursivos que circularam entre o público do mundo educativo. Utilizam-se os conceitos de comunidades de interpretação (Fish) ou comunidades de sentimentos (Appadurai), com os quais são discutidas as mensagens de órgãos de imprensa educacional ligados ao Estado ou a diferentes instituições e movimentos sociais, do século XIX até a atualidade.

Palabras clave : História da Educação; Comunidades de Interpretação; Imprensa Educativa.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )