SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.05 issue01La invención de lo educativo en la Argentina (o de cómo la historia escolar transformo, progresivamente lo social hasta convertirlo en un recorte de sujetos victimizados)O ensino superior na sociedade do capital virtualizado e da individualização social pós-moderna: implicações para a produção e difusão do conhecimento em educação author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

SILVA, Maria das Graças Martins da  and  SILVA, Rose Cléia Ramos da. Educação e produção do conhecimento na realidade social: uma análise a partir do materialismo histórico-dialético. Práxis Educativa [online]. 2010, vol.05, n.01, pp.79-87. ISSN 1809-4309.

Este artigo analisa a educação e a produção do conhecimento no contexto das relações sociais de onde emergem, tendo como base as categorias filosóficas do materialismo histórico-dialético. Para tanto, dois referenciais são evocados: a sociedade do conhecimento (reflexo da sociedade capitalista, no seu atual estágio de desenvolvimento, expressando-se pelo produtivismo) e, no contraponto, a educação como humanização e conhecimento crítico (expressão de liberdade que subjaz ao processo educacional). Concluiu-se que o materialismo histórico-dialético contribui para a análise da realidade, desvendando-a, ao mesmo tempo que potencializa ações transformadoras ao evidenciar o sentido libertador da educação.

Keywords : Materialismo Histórico-Dialético; Sociedade do Conhecimento; Produção do Conhecimento.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )