Práxis Educativa
On-line version ISSN 1809-4309
Abstract
SILVA, Maria das Graças Martins da and SILVA, Rose Cléia Ramos da. Educação e produção do conhecimento na realidade social: uma análise a partir do materialismo histórico-dialético. Práxis Educativa [online]. 2010, vol.05, n.01, pp.79-87. ISSN 1809-4309.
Este artigo analisa a educação e a produção do conhecimento no contexto das relações sociais de onde emergem, tendo como base as categorias filosóficas do materialismo histórico-dialético. Para tanto, dois referenciais são evocados: a sociedade do conhecimento (reflexo da sociedade capitalista, no seu atual estágio de desenvolvimento, expressando-se pelo produtivismo) e, no contraponto, a educação como humanização e conhecimento crítico (expressão de liberdade que subjaz ao processo educacional). Concluiu-se que o materialismo histórico-dialético contribui para a análise da realidade, desvendando-a, ao mesmo tempo que potencializa ações transformadoras ao evidenciar o sentido libertador da educação.
Keywords : Materialismo Histórico-Dialético; Sociedade do Conhecimento; Produção do Conhecimento.