SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.05 número01La invención de lo educativo en la Argentina (o de cómo la historia escolar transformo, progresivamente lo social hasta convertirlo en un recorte de sujetos victimizados)O ensino superior na sociedade do capital virtualizado e da individualização social pós-moderna: implicações para a produção e difusão do conhecimento em educação índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

SILVA, Maria das Graças Martins da  y  SILVA, Rose Cléia Ramos da. Educação e produção do conhecimento na realidade social: uma análise a partir do materialismo histórico-dialético. Práxis Educativa [online]. 2010, vol.05, n.01, pp.79-87. ISSN 1809-4309.

Este artigo analisa a educação e a produção do conhecimento no contexto das relações sociais de onde emergem, tendo como base as categorias filosóficas do materialismo histórico-dialético. Para tanto, dois referenciais são evocados: a sociedade do conhecimento (reflexo da sociedade capitalista, no seu atual estágio de desenvolvimento, expressando-se pelo produtivismo) e, no contraponto, a educação como humanização e conhecimento crítico (expressão de liberdade que subjaz ao processo educacional). Concluiu-se que o materialismo histórico-dialético contribui para a análise da realidade, desvendando-a, ao mesmo tempo que potencializa ações transformadoras ao evidenciar o sentido libertador da educação.

Palabras clave : Materialismo Histórico-Dialético; Sociedade do Conhecimento; Produção do Conhecimento.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )