SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.05 número02De volta ao básico: definições e processos de avaliaçãoOs contextos da política de currículo: a experiência da Escola Cabana (1997/2004) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

ESQUINSANI, Rosimar Serena Siqueira. Performatividade e educação: a política das avaliações em larga escala e a apropriação da mídia. Práxis Educativa [online]. 2010, vol.05, n.02, pp.131-137. ISSN 1809-4309.

O trabalho aborda a avaliação em larga escala na Educação Básica e a performatividade, ambas problematizadas a partir da apropriação da mídia de grande circulação enquanto estrutura que materializa e coloca em perspectiva, de alguma forma, o debate acerca da Educação nacional e dos princípios de qualidade da mesma, no escopo de adensar discussões (e olhares) sobre a qualidade na escola. Para tanto, o texto apoia-se em fontes documentais constituídas por 1.924 produtos midiáticos recolhidos a partir dos elementos disponíveis on-line nos sites de três importantes revistas semanais de circulação nacional, no recorte temporal de 1996 a 2007. Como conclusão o texto aponta que a mídia potencializa o caráter de performatividade das avaliações em larga escala, no contexto do Estado avaliador, na medida em que torna público e, portanto, relevante, os índices e indicadores de escolas e sistemas de ensino, focalizando a competição e o desempenho como parâmetros de qualidade.

Palavras-chave : Mídia; Educação; Avaliação em Larga Escala; Performatividade; Desempenho.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )