SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.05 número02Performatividade e educação: a política das avaliações em larga escala e a apropriação da mídiaEl declive de la escuela moderna y sus Rituales: ¿hay lugar para la memoria del pasado reciente argentino? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

BARRETO, Edna Abreu  y  LOPES, Alice Casimiro. Os contextos da política de currículo: a experiência da Escola Cabana (1997/2004). Práxis Educativa [online]. 2010, vol.05, n.02, pp.139-148. ISSN 1809-4309.

Este artigo analisa os contextos de produção da política curricular de ciclos para o Ensino Fundamental, formulada no município de Belém, no estado do Pará (Brasil), no período de 1997 a 2004. A pesquisa fundamentou-se na abordagem do ciclo de políticas (BOWE et al., 1992) e procurou incorporar dimensões discursivas e textuais na análise das políticas. A pesquisa envolveu a análise de documentos produzidos pela Secretaria Municipal de Educação de Belém. A metodologia de análise considerou que não apenas os contextos de produção e de influência se interpenetram, como também incorporam sentidos das práticas das escolas. Os resultados indicaram certa ambiguidade na construção da política, na medida em que a produção final do texto enfatizava a importância do contexto da prática, ao mesmo tempo em que tomava como referência uma crítica à atuação dos docentes.

Palabras clave : Políticas de Currículo; Ciclo de Políticas; Escola Cabana.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )