Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Práxis Educativa
versión On-line ISSN 1809-4309
Resumen
RUBIO, Diego M. Higuera. El declive de la escuela moderna y sus Rituales: ¿hay lugar para la memoria del pasado reciente argentino?. Práxis Educativa [online]. 2010, vol.05, n.02, pp.149-160. ISSN 1809-4309.
O declínio da escola moderna e seus rituais: há lugar para a memória do passado recente argentino? Este artigo analisa o que ocorreu nas escolas argentinas com a implantação das comemorações escolares sobre a última ditadura e qual é o seu papel no processo de construção da memória de jovens. Com base no material de campo de duas escolas públicas secundárias da cidade de Buenos Aires, o artigo mostra que grande parte das comemorações sobre a ditadura reproduzem velhas premissas da cultura escolar, a qual limita a transmissão criativa da memória mas não impede que se deixem marcas nas novas gerações. O artigo inicia com uma síntese teórica baseada nas ideias de F. Dubet e trabalhos sobre comemorações escolares e história da educação argentina. Em seguida, apresenta a análise de uma comemoração e entrevistas com docentes e alunos. Finalmente, destaca os dilemas que geram articulação entre transmissão da memória e o questionamento sobre as práticas escolares no mundo contemporâneo.
Palabras clave : Rituais Escolares; Memória; Cidade de Buenos Aires; Etnografía Escolar.