SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.05 número02Os contextos da política de currículo: a experiência da Escola Cabana (1997/2004)Jovens diante da história: o nacional e o internacional na América Latina índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

RUBIO, Diego M. Higuera. El declive de la escuela moderna y sus Rituales: ¿hay lugar para la memoria del pasado reciente argentino?. Práxis Educativa [online]. 2010, vol.05, n.02, pp.149-160. ISSN 1809-4309.

O declínio da escola moderna e seus rituais: há lugar para a memória do passado recente argentino? Este artigo analisa o que ocorreu nas escolas argentinas com a implantação das comemorações escolares sobre a última ditadura e qual é o seu papel no processo de construção da memória de jovens. Com base no material de campo de duas escolas públicas secundárias da cidade de Buenos Aires, o artigo mostra que grande parte das comemorações sobre a ditadura reproduzem velhas premissas da cultura escolar, a qual limita a transmissão criativa da memória mas não impede que se deixem marcas nas novas gerações. O artigo inicia com uma síntese teórica baseada nas ideias de F. Dubet e trabalhos sobre comemorações escolares e história da educação argentina. Em seguida, apresenta a análise de uma comemoração e entrevistas com docentes e alunos. Finalmente, destaca os dilemas que geram articulação entre transmissão da memória e o questionamento sobre as práticas escolares no mundo contemporâneo.

Palavras-chave : Rituais Escolares; Memória; Cidade de Buenos Aires; Etnografía Escolar.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )