SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.05 número02El declive de la escuela moderna y sus Rituales: ¿hay lugar para la memoria del pasado reciente argentino?Políticas educacionais para a educação especial no Brasil: uma breve contextualização histórica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

CERRI, Luis Fernando  e  MOLAR, Jonathan de Oliveira. Jovens diante da história: o nacional e o internacional na América Latina. Práxis Educativa [online]. 2010, vol.05, n.02, pp.161-171. ISSN 1809-4309.

O presente artigo tem por objetivo analisar distintos aspectos político-identititários das noções de consciência histórica, cultura política e nação, de alunos com 15 anos de idade de três países vizinhos: Brasil, Argentina e Uruguai. Este trabalho está inserido em um contexto mais amplo do projeto, denominado “Jovens diante da História”, que buscou inspiração em uma experiência de pesquisadores europeus chamada “Youth and History”, iniciada em 1994. Com base em um questionário com mais de 40 questões direcionadas a alunos e professores dos países abarcados no projeto, selecionaram-se algumas situações em que os alunos abordaram assuntos ligados aos objetivos desse recorte temático. Consideram-se, assim, a partir das assertivas dos respondentes, assuntos que discutem desde o passado colonial latino americano a dilemas da contemporaneidade como entraves entre nações e blocos econômicos.

Palavras-chave : Cultura Política; Identidades; América Latina; Nacional/Internacional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )