SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.05 número02Políticas educacionais para a educação especial no Brasil: uma breve contextualização históricaAs dimensões estética e política da formação de professores para a rede pública municipal de Uberaba - MG índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

OLIVEIRA, Rita de Cássia da Silva; OLIVEIRA, Flávia da Silva  y  SCORTEGAGNA, Paola Andressa. Políticas públicas e a realidade docente: a Educação de Jovens e Adultos em Ponta Grossa - PR. Práxis Educativa [online]. 2010, vol.05, n.02, pp.195-203. ISSN 1809-4309.

Este artigo tem como objetivo identificar as políticas públicas voltadas para a Educação de Jovens e Adultos - EJA e o perfil dos professores atuantes na alfabetização dessa modalidade de educação em Ponta Grossa - PR. A investigação foi interpretativa e quanti-qualitativa. Na pesquisa de campo utilizou-se um questionário como instrumento de coleta de dados. Participaram da pesquisa 10 professores da alfabetização da EJA, sendo cada professor de uma escola diferente. As escolas foram selecionadas por possuírem o maior número de alunos matriculados na EJA e pelo maior tempo de oferta do curso. Percebeu-se que a EJA constitui uma modalidade de educação cada vez mais reconhecida socialmente e considerada pelos professores como possibilidade de resgate da cidadania e ascensão social e profissional dos alunos.

Palabras clave : Políticas Públicas; Educação de Jovens e Adultos; Professores da EJA.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )