SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.05 número02Políticas públicas e a realidade docente: a Educação de Jovens e Adultos em Ponta Grossa - PRAprendizagem escolar entre indígenas Kaingang no Paraná: questões sobre língua, alfabetização e letramento índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

ABREU-BERNARDES, Sueli Teresinha. As dimensões estética e política da formação de professores para a rede pública municipal de Uberaba - MG. Práxis Educativa [online]. 2010, vol.05, n.02, pp.205-212. ISSN 1809-4309.

Este artigo apresenta algumas reflexões que embasaram as análises sobre a formação continuada de professores da rede municipal de ensino de Uberaba - MG. Para compreender o sentido de formação, são analisadas a dimensão estética, sobretudo na paidéia grega e em Gaston Bachelard, e a dimensão política, segundo o pensamento de Gramsci. A implantação do regime escolar de ciclos representou um avanço na Educação do município em questão. No entanto, os professores não foram suficientemente formados para essa proposta pedagógica e a reação a ela parece relacionar-se mais ao aspecto ideológico do que às possíveis limitações de uma metodologia de ensino coerente à inovação implantada.

Palabras clave : Formação de Professores; Dimensões Estética e Política; Rede Municipal.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )