SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.05 número02As dimensões estética e política da formação de professores para a rede pública municipal de Uberaba - MGA convivência entre o Programa Escola Guaicuru - vivendo uma nova lição e o programa melhoria e expansão do ensino médio: (Promed/Escola Jovem) no estado de Mato Grosso do Sul índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

FAUSTINO, Rosângela Célia. Aprendizagem escolar entre indígenas Kaingang no Paraná: questões sobre língua, alfabetização e letramento. Práxis Educativa [online]. 2010, vol.05, n.02, pp.213-219. ISSN 1809-4309.

O presente texto tematiza a alfabetização, o letramento e a relação desses com a língua materna de indígenas Kaingang no estado do Paraná. Baseado em dados coletados em pesquisa de campo, bibliográfica e documental (2007-2010), discute as políticas públicas de inclusão social e a atual política de educação escolar indígena elaborada nos anos de 1990 pelo Ministério da Educação - MEC. Salienta como essa pode contribuir com o acesso ao conhecimento científico entre grupos étnicos, ampliando as possibilidades de letramento, cidadania e autonomia indígena.

Palavras-chave : Alfabetização; Letramento; Índios Kaingang.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )