SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.05 número02Aprendizagem escolar entre indígenas Kaingang no Paraná: questões sobre língua, alfabetização e letramento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

FERNANDES, Maria Dilnéia Espíndola  e  D'AVILA, Jorge Luís. A convivência entre o Programa Escola Guaicuru - vivendo uma nova lição e o programa melhoria e expansão do ensino médio: (Promed/Escola Jovem) no estado de Mato Grosso do Sul. Práxis Educativa [online]. 2010, vol.05, n.02, pp.221-232. ISSN 1809-4309.

O artigo analisa a convivência entre o Programa Escola Guaicuru - Vivendo Uma Nova Lição e o Programa Melhoria e Expansão do Ensino Médio (Promed/Escola Jovem) no Estado de Mato Grosso do Sul, no período de 1999 a 2006. Ressaltou-se que, no contexto de operacionalização da Lei nº. 9.424/1996 (Fundef), o Estado teve que transferir recursos para seus municípios, situação que o levou a buscar novas fontes de financiamento para o Ensino Médio, tal como o Promed, proposto e coordenado pelo Ministério de Educação e Cultura (MEC). A pesquisa tomou como fonte a legislação educacional, documentos produzidos em âmbito federal e estadual e a literatura pertinente à temática. Constatou-se que a convivência entre o programa Escola Guaicuru - Vivendo Uma Nova Lição e o Promed distorceu os pressupostos da política educacional estadual porque tinham orientações antagônicas. Como o estado não cumpriu totalmente as metas do Promed perdeu recursos para investir no Ensino Médio.

Palavras-chave : Política Educacional; Ensino Médio; Financiamento da Educação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )