SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.06 número01La dimensión político-intelectual del campo educativo en América Latina y el Caribe: una mirada desde la producción discursiva de los organismos internacionales (1981-1992)Consequências da atuação do Instituto Ayrton Senna para a gestão da educação pública: observações sobre 10 estudos de caso índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

SHIROMA, Eneida Oto  y  SCHNEIDER, Mara Cristina. Professores em exame: reflexões sobre políticas de avaliação docente. Práxis Educativa [online]. 2011, vol.06, n.01, pp.31-44. ISSN 1809-4309.

Este artigo discute as recentes propostas para a avaliação de professores no Brasil. Com base no materialismo histórico, analisamos documentos nacionais e internacionais para identificar os objetivos desse tipo de avaliação, as justificativas para sua implementação e os debates em torno de seus resultados. Constatamos convergências entre as políticas recomendadas pelo Banco Mundial e pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômicos e as propostas no Brasil, o que indica o grande interesse e influência dos organismos multilaterais na definição de políticas para os professores. As primeiras reações dos docentes, pesquisadores, associações de professores e instituições formadoras, acrescidas das experiências de outros países que adotaram políticas de avaliação de professores, nos ajudam a compreender os possíveis resultados e implicações dessas políticas para a categoria dos professores, suas carreiras e sindicatos.

Palabras clave : Política Educacional; Avaliação Docente; Exame Nacional de Ingresso na Carreira Docente.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués