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Práxis Educativa

versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

MOLINA, Rosane Kreusburg  e  SCHLEMMER, Eliana. O uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) em contextos escolares e a melhoria da qualidade da educação. Práxis Educativa [online]. 2011, vol.06, n.01, pp.91-100. ISSN 1809-4309.

O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que objetivou analisar o impacto das políticas educacionais voltadas ao uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (por exemplo, o Programa Nacional de Informática na Escola - ProInfo) na vida de escolas de Ensino Fundamental de dois municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre-RS. O marco teórico baseia-se no pensamento de Peter McLaren, de Stephen J. Ball e de Berger e Luckmann. A coleta de dados foi realizada com professores com mais de 10 anos de docências nas respectivas redes, mediante análise de documentos, entrevistas, narrativas e grupo de discussão. Concluiu-se que: a) os efeitos positivos na qualidade da Educação mediante o uso das TIC são ainda inexpressivos e ocorrem por esforços individuais de alguns professores; b) as experiências relacionadas com o uso das TIC não estão contempladas nos Projetos Político-Pedagógicos das escolas; c) as ações de formação estão limitadas às competências técnicas dos professores vinculados aos laboratórios; d) há manifestação de desconforto em relação à estrutura de poder, à divisão do espaço-tempo escolar e às formas de comunicação. A pesquisa indicou que a possibilidade de melhoria da qualidade da educação mediante experiências relacionadas com o uso das TIC exige uma política que considere a cultura profissional docente, bem como as características que conformam a micropolítica da organização escolar.

Palavras-chave : Tecnologias da Informação e da Comunicação; Contextos Escolares; Qualidade da Educação.

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