Services on Demand
Journal
Article
Share
Práxis Educativa
On-line version ISSN 1809-4309
Abstract
LEITE, Miriam Soares. Leituras de Foucault na regulação do coletivo escolar. Práxis Educativa [online]. 2011, vol.06, n.01, pp.101-110. ISSN 1809-4309.
Problematizam-se neste trabalho leituras recorrentes no campo educacional de escritos do filósofo francês Michel Foucault a respeito dos processos de disciplina e controle nos espaços-tempos escolares da contemporaneidade. Partindo-se dos registros de um estudo de caso etnográfico realizado em escola da rede pública municipal do Rio de Janeiro, questiona-se a dicotomia liberdade vs.opressão com que frequentemente se interpretam, com base nas referidas leituras, as relações escolares. Destaca-se, em conclusão, a atualidade da crítica antiautoritária das proposições foucaultianas em discussão, a qual não se compromete pelo questionamento de suas apropriações em simplificação binária.
Keywords : Disciplina; Controle; Foucault.