SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.06 número01O uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) em contextos escolares e a melhoria da qualidade da educaçãoEnsino de história: argumentação e construção de sentido na história ensinada índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

LEITE, Miriam Soares. Leituras de Foucault na regulação do coletivo escolar. Práxis Educativa [online]. 2011, vol.06, n.01, pp.101-110. ISSN 1809-4309.

Problematizam-se neste trabalho leituras recorrentes no campo educacional de escritos do filósofo francês Michel Foucault a respeito dos processos de disciplina e controle nos espaços-tempos escolares da contemporaneidade. Partindo-se dos registros de um estudo de caso etnográfico realizado em escola da rede pública municipal do Rio de Janeiro, questiona-se a dicotomia liberdade vs.opressão com que frequentemente se interpretam, com base nas referidas leituras, as relações escolares. Destaca-se, em conclusão, a atualidade da crítica antiautoritária das proposições foucaultianas em discussão, a qual não se compromete pelo questionamento de suas apropriações em simplificação binária.

Palavras-chave : Disciplina; Controle; Foucault.

        · resumo em Inglês     · texto em Português