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Práxis Educativa
versión On-line ISSN 1809-4309
Resumen
AZEVEDO, Patricia Bastos de y MONTEIRO, Ana Maria Ferreira da Costa. Ensino de história: argumentação e construção de sentido na história ensinada. Práxis Educativa [online]. 2011, vol.06, n.01, pp.111-120. ISSN 1809-4309.
Este artigo objetiva discutir a construção de sentido através da argumentação na História ensinada, a partir de uma pesquisa de campo realizada em uma escola da rede municipal de Niterói-RJ. A pesquisa de campo constitui-se de 30 horas de gravação de aulas de História de uma turma do 4º ciclo do Ensino Fundamental (correspondente ao 8º ano). Na análise de dados buscou-se a articulação com elementos teóricos vinculados ao currículo, à linguagem e à cultura. Destaca-se, com tal exercício, uma possibilidade de aproximação teórica dos conceitos vinculados a esses três campos de conhecimento, relacionando-os a um espaço concreto - uma sala de aula de História. O desafio proposto é dialogar com as teorias dos campos do currículo, da linguagem e da cultura, buscando compreender a construção de sentido na História ensinada pela argumentação.
Palabras clave : Ensino de História; Currículo; Cultura; Linguagem; Argumentação.