SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.06 número01Leituras de Foucault na regulação do coletivo escolarExperimentoteca de matemática: discussões sobre possibilidades de sua utilização no processo de ensino e aprendizagem de matemática índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

AZEVEDO, Patricia Bastos de  y  MONTEIRO, Ana Maria Ferreira da Costa. Ensino de história: argumentação e construção de sentido na história ensinada. Práxis Educativa [online]. 2011, vol.06, n.01, pp.111-120. ISSN 1809-4309.

Este artigo objetiva discutir a construção de sentido através da argumentação na História ensinada, a partir de uma pesquisa de campo realizada em uma escola da rede municipal de Niterói-RJ. A pesquisa de campo constitui-se de 30 horas de gravação de aulas de História de uma turma do 4º ciclo do Ensino Fundamental (correspondente ao 8º ano). Na análise de dados buscou-se a articulação com elementos teóricos vinculados ao currículo, à linguagem e à cultura. Destaca-se, com tal exercício, uma possibilidade de aproximação teórica dos conceitos vinculados a esses três campos de conhecimento, relacionando-os a um espaço concreto - uma sala de aula de História. O desafio proposto é dialogar com as teorias dos campos do currículo, da linguagem e da cultura, buscando compreender a construção de sentido na História ensinada pela argumentação.

Palabras clave : Ensino de História; Currículo; Cultura; Linguagem; Argumentação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués