SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.06 número01Ensino de história: argumentação e construção de sentido na história ensinada índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

MENEGHETTI, Renata Cristina Geromel. Experimentoteca de matemática: discussões sobre possibilidades de sua utilização no processo de ensino e aprendizagem de matemática. Práxis Educativa [online]. 2011, vol.06, n.01, pp.121-132. ISSN 1809-4309.

O presente trabalho discute algumas possibilidades de utilização da Experimentoteca de Matemática (equivalente a um Laboratório de Matemática) no processo de ensino e aprendizagem dessa ciência. Defende-se que no processo de elaboração do conhecimento, os experimentos matemáticos, desde que trabalhados adequadamente, podem auxiliar na criação de significados dos objetos matemáticos neles contemplados. Nessa direção, focaliza-se um dos experimentos e suas atividades com o objetivo de indicar as possibilidades de relacioná-las com abordagens alternativas do ensino de Matemática, tais como a Resolução de problemas e a Modelagem Matemática. O artigo defende a Experimentoteca como uma possível aliada no desenvolvimento de trabalhos alternativos no ensino dessa disciplina.

Palabras clave : Experimentoteca de Matemática; Ensino e Aprendizagem de Matemática; Abordagens Alternativas; Educação Básica.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués