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Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

BONETTO, Roberto. Representações da identidade profissional de educadores em um contexto regional italiano. Práxis Educativa [online]. 2011, vol.06, n.02, pp.163-176. ISSN 1809-4309.

A presente contribuição é parte de uma pesquisa mais ampla que tem como objetivo principal indagar se existem conflitos e discrepâncias nas diferentes representações de identidade profissional dos educadores (ideal, real, “percebida”), bem como traçar e descrever os núcleos figurativos que constituem tais representações sociais, ou quais são os elementos centrais, mais estáveis e resistentes à mudança, segundo proposto na abordagem estrutural (ABRIC, 1998, 1994). O ponto de partida do estudo provém da pesquisa conduzida por Lodolo D’Oria et al. (2002), que consideram o conflito e a discrepância da representação do Self profissional dos educadores italianos (divididos entre ideal e real, entre profissionais e empregatícios) a principal fonte de desencadeamento de estados emocionais negativos, de sofrimento e desânimo. Em contrapartida, a harmonia entre as duas tipologias do Self (ideal e real) e o equilíbrio entre identidade pessoal e social proporcionam bem-estar. (D’ORIA; POCATERRA; POZZI, 2003).

Palabras clave : Representações Sociais; Bem-Estar; Mal-Estar.

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