SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.06 número02Representações da identidade profissional de educadores em um contexto regional italianoRepresentações de meio ambiente e educação ambiental: um estudo com docentes de casas familiares rurais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

ABDIAN, Graziela Zambão  e  CIARDELLA, Thaís Monteiro. Ampliação do ensino fundamental para nove anos: entre as normatizações da política educacional, o movimento teórico e as representações sociais dos profissionais da escola pública. Práxis Educativa [online]. 2011, vol.06, n.02, pp.177-191. ISSN 1809-4309.

O objetivo desse artigo é analisar as representações sociais de grupos de profissionais da educação de duas escolas (municipal e estadual) sobre a política de ampliação do Ensino Fundamental de nove anos. Buscou-se explicitar algumas inter-relações entre a natureza individual e social das representações sociais, e compreender alguns motivos pelos quais a escola pública vem reproduzindo as práticas pedagógicas tradicionais. A pesquisa envolveu entrevista com os diretores e coordenadores das duas unidades escolares. Concluiu-se que os profissionais entrevistados atribuem características positivas à política, entretanto não conhecem as raízes de sua constituição e as razões que a fundamentam; o texto da política apresenta aspectos progressistas, mas as contradições emanadas das diretrizes governamentais acabam por incentivar as práticas historicamente vivenciadas, dificultando a reorganização do trabalho na escola.

Palavras-chave : Representações Sociais; Ensino Fundamental de Nove Anos; Administração Escolar.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )