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Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

TEIXEIRA, Edival Sebastião  y  ALGERI, Fernanda Luiza. Representações de meio ambiente e educação ambiental: um estudo com docentes de casas familiares rurais. Práxis Educativa [online]. 2011, vol.06, n.02, pp.193-205. ISSN 1809-4309.

Este artigo resulta de pesquisa que teve por objetivo analisar as representações sociais de meio ambiente de docentes que atuam em Casas Familiares Rurais da região sudoeste do Paraná. Para a coleta de dados utilizou-se um instrumento composto de três partes: a primeira concentrava dados de identificação; a segunda continha questões abertas centradas nas concepções dos docentes sobre desenvolvimento sustentável, educação e pedagogia da alternância; a terceira consistia numa questão de evocação livre, tendo como termo indutor a expressão meio ambiente. Os resultados obtidos sugerem que a representação social de meio ambiente dos sujeitos está diretamente relacionada com o seu contexto de educadores do campo e com as mediações propiciadas pela condução do trabalho pedagógico segundo o método da pedagogia da alternância. Foi identificada certa perspectiva de Educação Ambiental que prioriza a mudança de comportamento e de atitude das pessoas perante os problemas ambientais.

Palabras clave : Representações Sociais; Meio Ambiente; Educação Ambiental; Casa Familiar Rural.

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