SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.06 issue02Representações de meio ambiente e educação ambiental: um estudo com docentes de casas familiares ruraisRepresentações sociais do trabalho do pedagogo na escola em tempo integral author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

PULLIN, Elsa Maria M. Pessoa  and  PRYJMA, Leila Cleuri. Representações sociais da leitura: núcleo central e periferia dessas representações entre professores. Práxis Educativa [online]. 2011, vol.06, n.02, pp.207-222. ISSN 1809-4309.

Este artigo objetiva caracterizar a estrutura das representações sociais de leitura de professores que atuam no Ensino Fundamental da rede municipal de uma cidade do interior do Paraná. Um teste de associação livre de palavras foi utilizado para o levantamento dos dados. Das 322 palavras diferentes registradas, processadas pelo software EVOC, os elementos “conhecer”, “informar” e “essencial” parecem ser os constituintes do provável núcleo. Para esse grupo de professores, a leitura é essencial e necessária para a apropriação de conhecimentos. Implicações desses sentidos acerca da leitura e sugestões são apresentadas no decorrer do texto.

Keywords : Leitura; Representações Sociais; Professores.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )