SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.06 número02Representações de meio ambiente e educação ambiental: um estudo com docentes de casas familiares ruraisRepresentações sociais do trabalho do pedagogo na escola em tempo integral índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

PULLIN, Elsa Maria M. Pessoa  y  PRYJMA, Leila Cleuri. Representações sociais da leitura: núcleo central e periferia dessas representações entre professores. Práxis Educativa [online]. 2011, vol.06, n.02, pp.207-222. ISSN 1809-4309.

Este artigo objetiva caracterizar a estrutura das representações sociais de leitura de professores que atuam no Ensino Fundamental da rede municipal de uma cidade do interior do Paraná. Um teste de associação livre de palavras foi utilizado para o levantamento dos dados. Das 322 palavras diferentes registradas, processadas pelo software EVOC, os elementos “conhecer”, “informar” e “essencial” parecem ser os constituintes do provável núcleo. Para esse grupo de professores, a leitura é essencial e necessária para a apropriação de conhecimentos. Implicações desses sentidos acerca da leitura e sugestões são apresentadas no decorrer do texto.

Palabras clave : Leitura; Representações Sociais; Professores.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )