SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.06 número02Representações sociais da leitura: núcleo central e periferia dessas representações entre professoresGenialidade e loucura nas representações sociais do professor de matemática segundo estudantes e professores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

WITHERS, Simone Weinhardt  e  ENS, Romilda Teodora. Representações sociais do trabalho do pedagogo na escola em tempo integral. Práxis Educativa [online]. 2011, vol.06, n.02, pp.223-234. ISSN 1809-4309.

Este artigo busca compreender tensões e desafios do trabalho do pedagogo em escolas municipais com atendimento de tempo integral. Com o aporte teórico da Teoria das Representações Sociais e de estudos sobre a formação do pedagogo no Brasil e políticas educacionais, fez-se análise do corpus das 21 entrevistas semiestruturadas realizadas com pedagogas de escolas municipais de Curitiba, Paraná, com atendimento em tempo integral. Os estudos registraram que as representações sociais das pedagogas sobre seu trabalho como coordenadoras de ação pedagógica nessas escolas realizam um movimento entre suas angústias, frustrações, anseios, limitações, necessidades e desafios em relação ao seu cotidiano de trabalho na escola de tempo integral, perante a sua formação, as condições de trabalho e as necessidades de seu trabalho no espaço da escola. As representações revelam que o processo de formação e desenvolvimento profissional é marcado por expectativas e limitações, sem indicações das transformações que provocam mudanças no papel social atribuído ao pedagogo.

Palavras-chave : Representações Sociais; Trabalho do Pedagogo; Escola de Tempo Integral.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )