SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.06 número02Representações sociais do trabalho do pedagogo na escola em tempo integralAs representações sociais da dança em aulas de educação física nos anos iniciais do ensino fundamental índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

CRUZ, Fatima Maria Leite  y  MAIA, Lícia de Souza Leão. Genialidade e loucura nas representações sociais do professor de matemática segundo estudantes e professores. Práxis Educativa [online]. 2011, vol.06, n.02, pp.235-247. ISSN 1809-4309.

O texto trata das representações sociais de 528 sujeitos, sendo 163 professores de matemática e 365 estudantes de instituições públicas e particulares do Estado de Pernambuco, acerca do professor de matemática. Os dados foram coletados a partir de um método trifásico: questionários de associação livre, seminários temáticos à luz de grupos focais e entrevistas. Os resultados foram construídos progressivamente com os participantes, que recebiam em cada etapa a análise da etapa anterior. Os questionários foram tratados pelo software Tri-deux, e os sentidos das falas nas duas outras fases, interpretados pela análise de conteúdo segundo Bardin. Encontramos estereótipos como o dom para ensinar e aprender matemática e a inteligência superior e anormal do professor de matemática.

Palabras clave : Representações Sociais; Professor de Matemática; Estereótipos.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )