SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.06 número02Representações sociais do trabalho do pedagogo na escola em tempo integralAs representações sociais da dança em aulas de educação física nos anos iniciais do ensino fundamental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

CRUZ, Fatima Maria Leite  e  MAIA, Lícia de Souza Leão. Genialidade e loucura nas representações sociais do professor de matemática segundo estudantes e professores. Práxis Educativa [online]. 2011, vol.06, n.02, pp.235-247. ISSN 1809-4309.

O texto trata das representações sociais de 528 sujeitos, sendo 163 professores de matemática e 365 estudantes de instituições públicas e particulares do Estado de Pernambuco, acerca do professor de matemática. Os dados foram coletados a partir de um método trifásico: questionários de associação livre, seminários temáticos à luz de grupos focais e entrevistas. Os resultados foram construídos progressivamente com os participantes, que recebiam em cada etapa a análise da etapa anterior. Os questionários foram tratados pelo software Tri-deux, e os sentidos das falas nas duas outras fases, interpretados pela análise de conteúdo segundo Bardin. Encontramos estereótipos como o dom para ensinar e aprender matemática e a inteligência superior e anormal do professor de matemática.

Palavras-chave : Representações Sociais; Professor de Matemática; Estereótipos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )