SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.06 número02Genialidade e loucura nas representações sociais do professor de matemática segundo estudantes e professoresAlunos de escola básica e suas representações de professores índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

FINCK, Silvia Christina Madrid  y  CAPRI, Fabíola Schiebelbein. As representações sociais da dança em aulas de educação física nos anos iniciais do ensino fundamental. Práxis Educativa [online]. 2011, vol.06, n.02, pp.249-263. ISSN 1809-4309.

O artigo apresenta uma pesquisa sobre representações sociais da dança no contexto da Educação Física Escolar (EFE). A pesquisa foi realizada em duas escolas da rede pública municipal e duas da rede particular de ensino de Ponta Grossa - PR. A observação e o questionário foram os instrumentos utilizados na coleta dos dados. Participaram da pesquisa cinco professores de Educação Física e 331 alunos do Ensino Fundamental (5º ano do Ensino Fundamental). Os resultados indicam que as representações sociais dos professores de dança estão relacionadas às festas e datas comemorativas da escola e dos alunos, ao prazer e à preferência musical. A dança na escola tem espaço para elaborações coreográficas, ensaios de festa junina e apresentações escolares.

Palabras clave : Dança; Educação Física; Escola.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )