SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.06 número02As representações sociais da dança em aulas de educação física nos anos iniciais do ensino fundamentalA representação social do aluno com deficiência na educação inclusiva: o olhar das crianças índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

ESCALANTE, Roberta Kolling  y  XAVIER, Rosely Perez. Alunos de escola básica e suas representações de professores. Práxis Educativa [online]. 2011, vol.06, n.02, pp.265-276. ISSN 1809-4309.

Este artigo analisa como alunos de escola básica representam socialmente o professor em aspectos como gênero, idade, aparência, atitude e metodologia de ensino. Também examina os efeitos desses aspectos na relação aluno-professor. A pesquisa baseou-se na Teoria das Representações Sociais (MOSCOVICI, 1978, 1984, 2004) e contou com a participação de 69 estudantes de diferentes fases escolares, que foram submetidos a um questionário e a uma entrevista em grupo focal. Os dados mostraram que certos estereótipos são percebidos nas representações dos alunos sobre os professores e que aspectos como a atitude e a metodologia de ensino podem gerar conflitos na relação aluno-professor.

Palabras clave : Representações Sociais; Professores de Escola Básica; Interação Professor-Aluno.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )